Inverno aumenta o risco de infarto

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Com a chegada da estação mais fria do ano, nossa atenção é focada em evitar gripes, resfriados ou alergias. Mas o que poucos sabem, é que no inverno o risco de infarto aumenta cerca de 30% em temperaturas médias abaixo de 14ºc. Isso ocorre porque em temperaturas baixas nosso corpo ativa mecanismos para nos proteger do frio, fazendo com que hajam eventuais descargas de adrenalina, podendo assim, ocasionar infartos em pessoas com predisposição.

Geralmente, idosos ou portadores de doença na artéria coronária são os mais propensos à infartos devido à intensidade do frio. Para evitar essa situação, é necessário manter uma alimentação equilibrada, mantendo a dieta indicada por um profissional da saúde; agasalhar-se de acordo com o clima para manter a temperatura do corpo adequada; e controlar o excesso de peso.

Cuidados com a saúde em geral, alimentação e controle de peso devem nos acompanhar independente do estação do ano, mas esperamos que com essas dicas você consiga se organizar para manter sua rotina da maneira mais saudável  possível.

 

Previna-se de Gripes ou Resfriados

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Para passar o inverno curtindo o que há de melhor na estação é preciso estar com disposição e energia para compartilhar esses momentos com quem mais se ama. Mas, como já se é de senso comum, no inverno as gripes e resfriados são muito recorrentes.

Tendo isso em mente, é extremamente importante que você e sua família estejam com as suas imunizações em dia, ou seja, que tenham tomado a vacina da gripe este ano. Outro cuidado fundamental é manter-se hidratado, bem alimentado e fazendo exercícios físicos regularmente.

A higienização das narinas auxilia na prevenção de gripes e resfriados e deve ser feita diariamente. Além disso, passar álcool gel nas mãos, não compartilhar itens de uso pessoal como talheres, copos e toalhas, manter ambientes bem ventilados e evitar situações de estresse, também colaboram muito para a prevenção.

Neste inverno, não se deixe abater por conta de gripes ou resfriados, cuide-se bem e aproveite os dias frios.

5 Motivos para Fazer Exercícios no Inverno

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Com a chegada da estação mais fria do ano, a tentação de diminuir (ou até mesmo eliminar) a rotina de exercícios do dia a dia fica cada vez maior. Mas o que poucos sabem é que realizar exercícios físicos durante o inverno carrega benefícios um pouco diferentes que, nós esperamos, te ajudem a decidir de vez continuar com os exercícios.

Separamos 5 motivos para você:

  1. Você perde mais calorias: como o corpo necessita gastar mais energia para manter a temperatura corporal adequada às baixas temperaturas, quando você faz exercícios em um clima frio, a tendência é que você gaste mais calorias do que normalmente.
  2. Combate a depressão: com os dias chuvosos e cinzas, dificilmente saímos de casa sem que seja extremamente necessário. Então para que sua rotina continue saudável, fazer exercícios ao ar livre, é uma ótima opção para evitar a depressão e interagir com outras pessoas.
  3. Ajuda a eliminar as calorias extras ingeridas durante a estação: com a chegada do inverno, é comum que sejam ingeridas mais calorias do que o normal em nossa dieta, então, para evitar o acúmulo de gordura em excesso, é importante continuar com o seu treino.
  4. As academias estão quase vazias: justamente pela desistência em realizar exercícios físicos durante o inverno, as academias e praças estão praticamente vazias! Uma ótima notícia para quem deseja completar sua rotina de treino de forma tranquila e sem se preocupar em revezar equipamentos.
  5. O treino é mais confortável: em climas frios, a tendência é que se transpire menos, logo, o treino se torna muito mais confortável para quem tem timidez ou problemas de transpiração mais evidente.

Esperamos que essas dicas te inspirem a não desistir de sua rotina de exercícios físicos durante a estação mais fria do ano! Cuide da sua saúde.

Dicas para Combater a Cefaléia

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Você sabe o que é cefaléia?

Cefaléia é a famosa “dor de cabeça”, um sintoma comum que atinge a maioria das pessoas. Existem algumas condições que podem ocasionar esse incômodo, por exemplo: estresse, problemas oculares, desordens metabólicas, problemas vasculares, entre outros.

Porém, em alguns casos, é possível tentar prevenir o aparecimento da cefaléia e para isso, selecionamos algumas dicas:

  1. Tentar relaxar, utilizando técnicas como massagens e banho quente.
  2. Manter uma alimentação saudável, evitando ingerir comidas gordurosas, frituras e excesso de bebida alcóolica.
  3. Evite a automedicação. Se você possui crises de cefaléia com frequência, procure orientação médica.
  4. Durma bem. O sono regular evita que você se estresse e mantém o seu metabolismo funcionando de forma adequada.

É comum nos depararmos com a dor de cabeça no nosso dia a dia, mas com pequenos cuidados, podemos combater essa sensação incômoda.

Por que é importante fazer um checkup?

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Como uma ação preventiva, o checkup, geralmente anual, é um conjunto de exames clínicos e laboratoriais que buscam diagnosticar doenças que o paciente possa ter e que não manifestaram nenhum sintoma.

Independente do seu estilo de vida, é importante que sejam realizados alguns exames de rotina (você pode conversar mais sobre o seu caso em específico com o seu médico) para acompanhar possíveis problemas no futuro. Entre os exames anuais mais comuns, estão:

  • Mamografia
  • Papanicolau
  • Controle da tireóide
  • Colesterol e glicemia
  • Eletrocardiograma
  • Teste ergométrico
  • Glicemia em jejum
  • Hemograma

Estando em dia com os seus exames, você fica mais tranquilo em relação à sua saúde e, caso seja detectada alguma anormalidade, você pode contar com um tratamento em estágio inicial da patologia.

E então, qual foi a última vez que você fez o seu checkup? Procure um médico e cuide regularmente da sua saúde.

6 Benefícios do Chá de Gengibre

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Com as mudanças de temperatura da estação, o costume de tomar um chá quentinho se torna mais prazeroso, então, por que não aproveitar para consumir um alimento que pode trazer benefícios para a sua saúde?

O gengibre é uma raiz originária da Ásia, utilizada em diversos tipos de preparos culinários incluindo o chá. É conhecido, principalmente, por suas propriedades medicinais, pois possui efeitos terapêuticos e termogênicos.

Pensando nisso, selecionamos 6 benefícios no consumo do chá de gengibre:

 

  • Auxilia no processo de emagrecimento: acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e ajudando na perda de gordura, além de ser um diurético natural.
  • Atua como antioxidante e anti-inflamatório: por ter efeito antioxidante, previne o envelhecimento precoce, gripes e resfriados. Já o efeito anti-inflamatório diminui dores musculares e os sintomas da asma e bronquite.
  • Possui funções bactericidas: o gengirol é o responsável pelo sabor “forte” presente nesse chá e, ainda, combate a bactéria H. Pylori causadora principal de gastrite e úlceras estomacais.
  • Alivia a tosse: o gengibre tem propriedades expectorantes e é muito utilizado como um complemento no tratamento da tosse com catarro.
  • Regula a pressão arterial: por ter fatores que auxiliam a circulação sanguínea, o gengibre pode regular a pressão arterial em pessoas que possuem pressão alta.  
  • Ajuda na prevenção do câncer: a substância 6-gingerol, presente no gengibre, pode prevenir cânceres na região do estômago, intestino e fígado.

 

Ficou com aquela vontade de tomar um cházinho? Que tal adicionar o gengibre na sua dieta? Mas lembre-se: todo alimento consumido em excesso pode trazer complicações para a sua saúde. Na dúvida, consulte um médico.

 

Como proteger sua saúde no outono

20 de março e o outono finalmente começou, com ele chega o frio, a gripe, o nariz escorrendo e tudo que é a temporada pré-inverno promete. Você deve tomar alguns cuidados na hora de sair na rua, pensando que não passa frio e vai com um bermuda num frio de 10graus. Então se liga nessas dicas para cuidar da sua saúde no outono.

 

Hidrate-se sempre!

 

Sabe aquela sensação de ar seco? As temperaturas são mais baixas e acabam ressecando seu corpo mais facilmente. O consumo de líquidos é essencial, principalmente de água.

 

Evite longa permanência em locais fechados

 

A proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. Locais fechados favorecem isso. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.

 

Lave sempre às mãos!

 

Não só durante a troca de estações, lavar as mãos deve se tornar um hábito. Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.

 

Mantenha uma alimentação balanceada

 

Ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.

 

E ai, curtiu essas dicas? Para saber mais sobre saúde é só conferir nossos outros posts aqui no blog:

Saiba os benefícios de fazer pilates

Além da alimentação saudável é muito importante que você faça atividades físicas que auxiliam seu corpo a melhorar ainda mais e se manter em dia!

O Pilates pode ajudar muito nessa questão, mas antes de saber alguns benefícios, você sabe o que é o pilates?

Pilates é uma forma de exercício, desenvolvido por Joseph Pilates, que enfatiza o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência, a fim de apoiar movimentos graciosos e eficientes.

Por isso, juntei alguns benefícios de fazer Pilates, confere ai:

Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

E ai, curtiu esse posts? Não esqueça de conferir nossos últimos posts no blog:

 

5 dicas para começar sua dieta agora mesmo!

Começar uma dieta é muito doloroso, todos nós sabemos disso.  Mas colocar na mente que isso pode ajudar na sua saúde é o principal. Então você quer começar agora? Então se liga nessas 5 dicas que eu separei hoje:

1 – Crie Metas: metas são importantíssimas para qualquer objetivo na vida. Se você criar pequenas metas no fim de um ano terá conseguido alcançar vários resultados e com toda a certeza estará mais perto dos seus objetivos de perder ,1,5,10 ou 30 Quilos. Como você já sabe tudo tem começo e se você planejar conseguirá resultados bem mais rápido.

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2:- Anote o que Come: pode parecer loucura. Mas vale muito a pena. Você deve anotar o que come para inspecionar a si mesma(o) e saber quais os alimentos que devem ser incluídos e eliminados do seu cardápio para que consiga perder peso com saúde e grátis (apenas mudando hábitos).

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3- Crie novos obstáculos a cada semana: Você deve analisar os objetivos criados por você e sempre renovar. Você deve ter cautela e criar objetivos realistas e com inteligência. Não tente fazer loucuras para não atrapalhar o funcionamento do seu corpo e sua perda de peso.

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4- Beba Água: Se manter hidratada(o) é extremamente importante para você que deseja perder peso. Estudos comprovam que beber água pode ajudar a perder peso e ainda diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante todo o dia. Beba muita água. Indico 1 copo de 200 ml a cada hora (mais que isso o corpo não consegue absorver).

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5 -Pratique Atividade Física Regularmente: Esta é sem dúvida uma das melhores dicas para quem deseja perder peso. Pratique atividade física para queimar calorias, inibir a flacidez do corpo e ainda manter a boa forma. É bem difícil perder peso sem praticar atividade física.

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Perca peso com a dieta Mediterrânea

A Dieta Mediterrânea é composta, basicamente, por alimentos frescos e naturais, como azeite de oliva, frutas, legumes, cereais, leite e queijo. O principal objetivo, além de criar uma alimentação saudável, é fazer com que se evite o consumo de alimentos industrializados.

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A Dieta do Mediterrâneo, como também é conhecida, ajuda a mudar o estilo de vida e nem sempre é necessário se alimentar com poucas calorias, já que ela naturalmente melhora o metabolismo e favorece o controle de peso.

Aumentar o consumo de frutas e verduras é importante neste modelo de alimentação, pois estes alimentos irão fornecer ao organismo, fibras, vitaminas e minerais, além de ajudar na sensação de saciedade. Para diminuir o consumo de gorduras, opte por leite desnatado e derivados como iogurte natural e queijos brancos (minas, ricota e cottage). Uma boa fonte de proteínas são as carnes vermelhas, mas os cortes devem ser magros. Evite os pedaços gordos e tente restringir o consumo para uma vez na semana. Ao mesmo tempo, aumente o consumo de peixes, frango e ovos.

A bebida mais indicada para matar a sede na dieta mediterrânea é a água. E você também pode optar pela água saborizada ou aromatizada, adicionando limão, laranja, hortelã ou gengibre.

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Ao adotar a dieta mediterrânea como estilo de vida, é possível que você diminua o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas. Além de proteger o corpo da aterosclerose e trombose, entre outros benefícios!