Como está o seu colesterol bom?

O colesterol bom é o HDL, ele deve ser encontrado no sangue com valores iguais ou superiores a 60mg/dl para garantir uma boa saúde. Ele é considerado baixo quando é menor que 40mg/dl para homens e menor que 50mg/dl para mulheres.

Cerca de um terço a um quarto do colesterol é transportado por lipoproteínas de alta densidade HDL (high density lipoprotein). Concentrações elevadas de HDL protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Já as concentrações baixas aumentam o risco de doença cardiovascular.

Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado.

02 colesterol bom

Para aumentar os níveis de colesterol bom no organismo recomenda-se o consumo de alimentos como:

  • azeite de oliva; óleos vegetais (canola, girassol, milho, gergelim);
  • amêndoas; abacate; amendoim;
  • ervilhas; queijo tofu; farinha de soja e leite de soja.

Além disso, devemos evitar o açúcar e os alimentos que contém gorduras trans, assim como o consumo de alimentos com gordura vegetal, como coco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona;

Aumente também o consumo de alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9, como o salmão, atum e sardinha, pelo menos para 3 vezes por semana.

O colesterol HDL pode ficar baixo devido a fatores genéticos que podem envolver a tireoide e devido a hábitos como sedentarismo, má alimentação, acumulo de gordura no abdômen, dieta muito pobre em gordura, triglicerídeos altos, tabagismo e o uso de medicamentos hormonais.

Nas crianças, o nível de HDL fica baixo por história genética de doença cardiovascular na família, ou naquelas que estão muito acima do peso e que consomem muito açúcar, sem pratica nenhuma atividade física.

Saber os seus níveis de colesterol é muito importante, por isso recomenda-se fazer o exame de sangue para o colesterol pelo menos 1 vez por ano ou antes de qualquer procedimento.

 

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