Colesterol alto

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. É necessário para a formação dos ácidos biliares, responsáveis pela digestão das gorduras, e ainda intervém na produção de alguns hormônios e na saúde cardiovascular.

Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm diretamente da nossa dieta alimentar. O nosso organismo possui dois tipos de colesterol, o HDL (colesterol bom) e o LDL (colesterol ruim).

Apesar de muitos órgãos necessitarem do colesterol, seu acúmulo excessivo gera danos irreparáveis e, de fato, poderia se tornar um assassino potencial. A maioria das possíveis causas para se desenvolver colesterol alto são atitudes que podemos controlar no nosso dia a dia e que podem melhorar nossa saúde, mesmo possuindo alguns fatores de risco que estão fora do nosso alcance, como histórico familiar.

colesterol

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem, mas podem ser diagnosticados através de exames de sangue. Está ligado diretamente a fatores como diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade e alimentação.

Para o tratamento de tal doença, uma mudança no estilo de vida se torna importante, pois, a obesidade e má alimentação são, atualmente, os principais causadores do colesterol alto, que afeta uma grande porcentagem de nossa população. Mulheres após a menopausa tendem a ter níveis mais elevados de LDL do que os homens, aumentando as chances de doença.

Realizar exames com frequência é essencial para garantir que tudo está de acordo com a sua saúde, assim como mante-la diariamente, praticando exercícios físicos e possuindo uma alimentação balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *