Benefícios do Chimarrão

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Queridinho dos gaúchos, o famoso chimarrão, é uma bebida típica do Rio Grande do Sul feita a base de erva-mate podendo ser consumida em qualquer estação do ano e sendo aceita socialmente em várias ocasiões na cultura gaúcha. Além da tradição, essa bebida traz alguns benefícios para a saúde e elencamos alguns deles para que você aproveite seu “mate” com sabedoria!

Ajuda a esquentar o corpo: no sul do país as temperaturas caem drasticamente no inverno, então, tomar um chimarrão ajuda a esquentar o corpo para encarar a “friaca” logo pelo manhã.

Possui efeito diurético: por ser servido quente, o mate amargo é um ótimo diurético, auxiliando quem sofre de retenção de líquidos.

Auxilia na digestão: combate a constipação, já que possui propriedades digestivas e até mesmo laxativas.

Oferece antioxidantes: o chimarrão possui, em sua composição, fenólicos que lutam contra o envelhecimento celular.

Elimina a fadiga: a erva-mate possui estimulantes como a cafeína, proporcionando mais energia!

Te deixamos com vontade de tomar aquele “chimas”? Então aproveite e mantenha a tradição do sul! Agora, sabendo um pouco mais sobre suas ações benéficas a saúde. Lembre-se de que qualquer excesso pode prejudicar sua saúde, portanto, aconselhamos um consumo com moderação.

*Alguns desses benefícios não são comprovados cientificamente.

Inverno aumenta o risco de infarto

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Com a chegada da estação mais fria do ano, nossa atenção é focada em evitar gripes, resfriados ou alergias. Mas o que poucos sabem, é que no inverno o risco de infarto aumenta cerca de 30% em temperaturas médias abaixo de 14ºc. Isso ocorre porque em temperaturas baixas nosso corpo ativa mecanismos para nos proteger do frio, fazendo com que hajam eventuais descargas de adrenalina, podendo assim, ocasionar infartos em pessoas com predisposição.

Geralmente, idosos ou portadores de doença na artéria coronária são os mais propensos à infartos devido à intensidade do frio. Para evitar essa situação, é necessário manter uma alimentação equilibrada, mantendo a dieta indicada por um profissional da saúde; agasalhar-se de acordo com o clima para manter a temperatura do corpo adequada; e controlar o excesso de peso.

Cuidados com a saúde em geral, alimentação e controle de peso devem nos acompanhar independente do estação do ano, mas esperamos que com essas dicas você consiga se organizar para manter sua rotina da maneira mais saudável  possível.

 

Previna-se de Gripes ou Resfriados

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Para passar o inverno curtindo o que há de melhor na estação é preciso estar com disposição e energia para compartilhar esses momentos com quem mais se ama. Mas, como já se é de senso comum, no inverno as gripes e resfriados são muito recorrentes.

Tendo isso em mente, é extremamente importante que você e sua família estejam com as suas imunizações em dia, ou seja, que tenham tomado a vacina da gripe este ano. Outro cuidado fundamental é manter-se hidratado, bem alimentado e fazendo exercícios físicos regularmente.

A higienização das narinas auxilia na prevenção de gripes e resfriados e deve ser feita diariamente. Além disso, passar álcool gel nas mãos, não compartilhar itens de uso pessoal como talheres, copos e toalhas, manter ambientes bem ventilados e evitar situações de estresse, também colaboram muito para a prevenção.

Neste inverno, não se deixe abater por conta de gripes ou resfriados, cuide-se bem e aproveite os dias frios.