Dicas para cuidar do Coração

blog_1508

O coração é o músculo mais importante do seu corpo e, por isso, deve-se tomar certos cuidados para que ele seja saudável ao longo da sua vida. O Ministério da Saúde estima que mais de 30% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, ou seja, de complicações como infarto ou AVC.

Para evitar o aparecimento de doenças relacionadas ao coração, é importante manter uma rotina com cuidados simples mas que podem ser essenciais na prevenção da Hipertensão, por exemplo. Aqui vão algumas dicas:

Mantenha os exames em dia: fazer um check-up anual e manter os exames médicos em dia, bem como realizar acompanhamentos com seu médico é uma maneira de evitar que se tenha algum problema ou diagnosticar precocemente alguma doença e tratá-la. 

Diminua o sal: o consumo excessivo de sódio na dieta é um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Cuide da saúde bucal: bactérias oriundas da falta de cuidados com a higiene bucal podem chegar até o seu coração podendo ocasionar diversas doenças cardíacas, como a endocardite bacteriana.

Faça exercícios físicos: manter um estilo de vida ativo é sempre uma boa pedida, além de combater a depressão, manter-se em movimento estimula a circulação sanguínea por todo o corpo. 

Controle o seu peso: a obesidade é um fator de risco gravíssimo em relação à doenças cardiovasculares, isso porque ela geralmente está relacionada a outras patologias como diabetes e colesterol alto.

Durma bem: noites bem dormidas podem te garantir maior qualidade de vida e evitar que você se estresse tanto no dia a dia, diminuindo as chances de ataque cardíaco.

Cuide do seu coração! Adeque a sua rotina aos cuidados necessários para que você esteja cada dia mais disposto para viver o melhor da sua vida! Esperamos ter te ajudado. Na dúvida, sempre procure um médico de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *