4 mitos sobre a obesidade.

BLOG3

“Se quer perder peso, tudo que você precisa é uma alimentação saudável e exercícios físicos”

Quem nunca ouviu essa frase antes? Existem diversos mitos que cercam a vida de pacientes obesos e que podem causar danos na autoestima e desmotivar a realização da cirurgia bariátrica. Mas a obesidade é uma doença multifatorial e nem sempre está associada a uma visão tão simples.

MITO: A obesidade ocorre quando se consome mais calorias do que se gasta
VERDADE: Nem sempre a obesidade está diretamente relacionada com as calorias consumidas. Muitas vezes, fatores genéticos estão muito mais ligados ao ganho rápido e excessivo de peso.

MITO: Obesidade é uma escolha de quem não possui autocontrole
VERDADE: A obesidade é multifatorial e não envolve questões apenas emocionais, mas sim questões fisiológicas e genéticas.

MITO: Para não ser mais obeso, você só precisa comer menos e praticar exercícios
VERDADE: Para pessoas com obesidade mórbida ligada à doenças que podem trazer sérios riscos à saúde, atitudes como a diminuição de calorias e exercícios são benéficas, mas somente a longo prazo. Em alguns casos, é necessária a intervenção cirúrgica.

MITO: É preciso ser realista e não ser tão ambicioso
VERDADE: Ser realista é importante, afinal, a obesidade não pode ser resolvida da noite para o dia. Porém, metas ambiciosas e objetivos a longo prazo são fundamentais para a saúde física e mental do paciente e colaboram para a perda de peso.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Participe das nossas reuniões semanais via Google Meets com o Dr. De Carli para esclarecê-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *