Cirurgia Bariátrica: como funciona, pra quem é indicada, quais exames são necessários?

BLOG2

Muitos pacientes obesos convivem diariamente com dificuldades na rotina e o constante desejo pela cirurgia bariátrica. Mas, antes de tomar uma decisão definitiva, é preciso compreender a fundo como funciona o procedimento, quais são seus objetivos e para quem ele é realmente indicado.

O que é a Cirurgia Bariátrica?
Consiste em um procedimento cirúrgico com o objetivo da redução de peso e excesso de gordura corporal em pacientes com obesidade – que sofrem para realizar atividades simples do dia a dia ou que simplesmente estão insatisfeitos com o seu peso atual. O principal objetivo do procedimento é o controle do peso do paciente e de possíveis doenças ou comorbidades associadas a isso.

Quais são os tipos?
A cirurgia bariátrica se divide em três técnicas distintas, escolhidas com a ajuda do médico, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. São elas: Banda Gástrica, Bypass Gástrico, Gastrectomia Vertical (também conhecida como Sleeve) e Derivação Biliopancreática.

Existem exames necessários para a cirurgia?
Sim! São eles: endoscopia digestiva, ultrassom abdominal, exames de sangue, exame psicológico e outros possíveis exames que o seu médico achar necessário.

Existe a chance de engordar novamente?
Os riscos de recuperar o peso perdido na cirurgia existem. Por isso, é necessário seguir corretamente a dieta indicada pelo seu médico após a realização do procedimento e manter um estilo de vida mais saudável.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Participe das nossas reuniões semanais via Google Meets com o Dr. De Carli para esclarecê-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *