Avaliação, Exames e Orientações
Avaliação, Exames e Orientações de Pré e Pós-Operatório
Avaliação pré-operatória
- Avaliação nutricional
- Avaliação da saúde mental (psiquiatra e psicólogo)
- Avaliação clínica
- Avaliação anestésica
- Avaliação endocrinológica
Exames pré-operatórios
- Hemograma
- Glicemia de jejum
- Plaquetas
- Tempo de protrombina
- Kttp
- EQU + urocultura
- Uréia
- Creatinina
- T4,TSH
- Colesterol/hdl
- Triglicerídeos
- Vitamina b12
- Rx tórax
- Endoscopia digestiva alta
- Ecografia abdominal total
- ECG
Orientações de pré e pós-operatório
2 semanas anteriores à cirurgia:
- Autorizar internação no convênio
- Evitar alimentação copiosa ou com muito volume
Três dias antes da cirurgia:
- Dieta líquida orientada pela nutricionista
Dois dias antes da cirurgia:
- Usar meia elástica de compressão média (Venosan|AES / Kendall), meia perna, até o joelho.
Dia anterior à cirurgia:
- Aplicar Versa 40 mg – 1 frasco no subcutâneo às 18 horas
- Não comer ou beber a partir da meia noite, exceto para medicação- no mínimo 8 h de jejum antes da cirurgia
- A internação pode ser à tarde do dia anterior em casos especiais, conforme orientação de seu médico
Dia da cirurgia:
- Chegar ao hospital 1 hora antes do procedimento. A secretária do Dr De Carli faz este contato no dia anterior para passar as informações do horário e local.
Instruções de alta após a cirurgia:
- Em geral, recomendamos retorno à equipe cirúrgica em torno de 2 semanas depois da cirurgia, no consultório ,quando as cicatrizes serão examinadas, o estado geral será avaliado e serão feitas modificações nas atividades, dieta e medicações (vitaminas). Raramente existe a possibilidade de colocação de dreno. Somente em ocasiões que o Dr De Carli considerar necessário. (O dreno deve ficar em bolsa coletora até o sétimo dia quando será retirado pelo cirurgião ou enfermeira no consultório ou hospital de acordo com recomedação de seu médico assistente).
- O paciente deve planejar o retorno com seu médico de origem em 30 dias após a cirurgia ou da equipe multidisciplinar do Dr De Carli, (especialmente se for diabético ou hipertenso, para ajustes nas doses de sua medicação se for necessário).
- Aplicar Versa 40 mg – 1 frasco no subcutâneo por 7 dias a partir do dia seguinte à alta hospitalar.
- Usar meia elástica de compressão média (Venosan|AES / Kendall) meia perna, até o joelho, por 15 dias a partir do dia da alta hospitalar.
Instruções para casa:
- Dieta: líquida. O paciente receberá instruções específicas da nutricionista.
- Atividades: Caminhe diariamente, aumentando a distância aos poucos. Pode subir e descer escadas, dormir de lado ou até de barriga para baixo. Evitar exercício abdominal e carregamento de peso nas primeiras seis semanas. Esportes serão liberados após 60 dias.
- Peso: evitar carregar pesos maiores do que 5 kg por quatro semanas ao mínimo.
- Dirigir: evitar por no mínimo 1 semana após a cirurgia. Nunca dirigir se houver prescrição de medicações para dor. Não dirigir sozinho na primeira vez após a cirurgia. O paciente não deve dirigir se ainda sentir dores.
- Higiene: Banho liberado no dia seguinte a cirurgia. Os curativos com gase podem ser removidos neste momento. Exceto aqueles com micropore sobre as incisões, os quais, quando molhados, secam no local. Pode ser usado um secador se necessário. Não tem pontos externos, somente internos. Não é necessário trocar o curativo. Somente se estiver muito sujo ou se cair pode colocar uma pequena fita de Micropore. Se ainda houver algum tipo de drenagem no local do orifício de dreno manter gaze sobre ele. ( Ou pelo próprio dreno que deve ficar por 7 dias em bolsa coletora,. A drenagem normal é rosa clara, sem odor).
- Precauções: chamar o médico em casos de febre, dificuldade para respirar, vômitos ou dor intensa, ou sinais de infecção na pele, tais como vermelhidão ou dor ao redor das incisões.
- Dor e dolorimento são esperados por, aproximadamente, duas semanas. O paciente receberá prescrição de medicações para dor na alta hospitalar.
- Diarreia, constipação, dor por gases ou náusea devem acontecer especialmente nas quatro primeiras semanas após a cirurgia. Algumas modificações na dieta e aumento de fluídos devem aliviar os problemas, os quais poderão ser tratados também com medicações.
- Vômitos devem acontecer se o paciente comer rapidamente, não mastigar bem ou comer demais.
- Suplementação: no retorno com o clínico ou endocrinologista o paciente será aconselhado a tomar vitaminas dietéticas de fácil deglutição.
- Nas três primeiras semanas após a alta, o paciente receberá orientação nutricional.
Dr. Luiz Alberto De Carli,
Cirurgia Bariátrica Robótica
e Videocirurgia, com uma carreira de sucesso que abrange mais de
30 anos. Reconhecido por sua inovação e competência, Dr. Luiz tem realizado cirurgias pioneiras, sempre buscando as técnicas mais avançadas para oferecer o melhor cuidado aos seus pacientes.
Pioneirismo na Cirurgia Bariátrica
Entre os primeiros a implementar técnicas videolaparoscópicas e robóticas avançadas em cirurgia bariátrica no Brasil.
Experiência Internacional
Participante ativo de cursos e conferências internacionais, aprimorando suas habilidades em centros de referência global.
Contribuição Acadêmica
Autor de diversas publicações científicas e palestrante em eventos de destaque na área da cirurgia bariátrica e laparoscópica.
Grupo de WhatsApp
Faça parte do Grupo de WhatsApp dos pacientes do Dr. De Carli.
Entre em contato com a coordenação do grupo e solicite sua inclusão:
- Psic. Ana Paula Fontanari
(51) 998 666 753 - Adriana Duarte
(51) 991 692 949 - Alex Carvalho
(51) 992 006 826
Manual de Cirurgia Bariátrica
do Dr. Luiz Alberto De Carli
Criado para auxiliar cirurgiões e equipes multidisciplinares com orientações práticas e objetivas sobre todos os aspectos do procedimento, desde a formação da equipe até o acompanhamento pós-operatório. Baixe agora e tenha em mãos um guia completo!
![]()
O manual descreve de maneira prática e objetiva todos os processos para chegar ao objetivo final: a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do paciente bariátrico.
Dr. Luiz Alberto De Carli
